sexta-feira, 30 de maio de 2008

Memória e História

A Fenamilho de 2008 vai chegando ao fim. Entretanto, a festa ou as festas ficam na memória de muitos, de diversas formas. Para aquele que gosta do agito, ela se presentifica de forma diferente do que para o comerciante, por exemplo. Para o historiador, ou para quem aprecia a História, a Fenamilho já apresenta outros aspectos.

Nas imagens abaixo, outras festas, de outros tempos. Imagens dos desfiles da Festa Nacional do Milho e, de quebra, a própria História de Patos de Minas. Na primeira e segunda imagens, vemos que o desfile acontecia na Major Gote, sentido contrário ao trânsito de hoje. Observe que o prédio ao fundo e em frente, na esquina, é ainda o mesmo, onde hoje está a NewColor. Outra marca que Patos já teve é o antigo Hotel dos Viajantes, bem visível à direita, também na esquina, hoje o Foto Heleno. Não tenho certeza da data, mas parece que as imagens são do final da década de 60.


As fotos abaixo já mostram o desfile na Getúlio Vargas, onde acontecem até hoje. Aqui as imagens são da Festa de 1976. Entre outras imagens, o antigo Colégio Sílvio de Marco, hoje Tiradentes, pode ser relembrado. Além disso, vale a pena, mesmo que as imagens não estejam com a qualidade das digitais, verificar os detalhes de nossa cidade e seu povo.


Fotos: arquivo pessoal.

Postado também aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Fred, que beleza!

Muito bom, você ter compartilhado conosco as imagens que tem em seu arquivo pessoal.

Que venham outras.

Nélio Lobo disse...

Saudades daquele uniforme de tergal azul marinho e branco, com alças, das colegiais... Também sou do tempo de quando a Major Gote era de mão dupla. Nostalgia pura, Fred!

Frederico de Sousa disse...

Acho que Manoel quis dizer... saudades das colegiais. (brincadeirinha, amigo)

Anônimo disse...

Ê Fred, acho que você que têm saudades...E jogou a culpa para o Manuel.